Serviços
Conheça as nossas entregas
01.
Administração
O administrador é o representante legal dos fundos perante as autoridades reguladoras (CVM) ou autorreguladoras (ANBIMA), assumindo todas as obrigações abaixo:
- Elaboração do Regulamento e demais documentos constitutivos dos fundos.
- Cadastro dos fundos junto aos Depositários, ANBIMA e demais contrapartes
- Contratação e supervisão dos diferentes prestadores de serviços
- Convocação de assembleias de cotistas
- Controle dos limites de alocação de recursos em linha com a legislação em vigor e o regulamento dos fundos
- Reporte periódico das informações dos fundos de investimento aos reguladores
- Emissão de Informes de Rendimento em bases anuais aos cotistas
- Recolhimento de tributos
02.
Custódia
O serviço de custódia destina-se a fundos e compreende a liquidação física e financeira dos ativos, sua guarda, registro, bem como o controle de eventos associados a esses ativos, fazendo a interface com as centrais depositárias e assumindo as obrigações abaixo descritas:
- Análise dos documentos que evidenciam o lastro dos direitos creditórios
- Validação desses direitos em relação aos critérios de elegibilidade estabelecidos pelo regulamento do fundo
- Realização da liquidação física e financeira evidenciada pelo Instrumento de Cessão dos Direitos
- Guarda e liquidação física e financeira de ativos
- Conciliação de posição de ativos com clearings e câmaras depositárias
- Controle de eventos corporativos (dividendos, juros etc.)
- Centralização de processos de liquidação
- Controle das operações de empréstimos de títulos
- Zeragem de caixa
03.
Controladoria
O Serviço de Controladoria compreende a execução dos processos que compõem a controladoria dos ativos e passivos, bem como a execução dos procedimentos contábeis (“Contabilidade”), conforme a legislação em vigor.
- Apreçamento de títulos e valores mobiliários
- Envio de informações periódicas a reguladores
- Controles e provisões de despesas inerentes aos fundos
- Cadastro e controle de cotistas, bem como de suas aplicações e resgates
- Elaboração de Balancetes e Demonstrações Financeiras
- Cálculo e divulgação de cota
Ativos de Crédito
A Azumi DTVM garante ao investidor a comunicação de todas as informações necessárias divulgadas pelo emissor.
Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) são títulos de renda fixa emitidos por Securitizadoras e que têm a isenção tributária (IR) como principal benefício econômico e atrativo para os investidores pessoa física. O lastro imobiliário que dá performance aos CRI pode ser originado por sua natureza ou destinação. Os casos mais comuns de lastro constituído por destinação são aqueles oriundos de dívidas corporativas como CCB ou debêntures imobiliárias, situações em que a aplicação do recurso dessas dívidas deve financiar transações imobiliárias.
Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), assim como os CRI, são títulos de renda fixa e possuem isenção tributária para os investidores pessoa física. Os CRA são lastreados em direitos creditórios do agronegócio, sendo permitido também o vínculo ao título, por natureza ou destinação. Esse último caso também pode ser realizado pela celebração de dívidas corporativas e, assim como os CRI, permite que o lastro que dá performance de pagamento tenha origem em transações por natureza ou por destinação.
Debêntures são títulos de dívida corporativa emitidos exclusivamente por sociedades anônimas, contratadas após autorização prévia do Conselho de Administração da Companhia. O emissor da debêntures se compromete, sob pena de vencimento antecipado, a atender a correta destinação dos recursos aportados pelo investidor na dívida.
O Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) é um título de crédito nominativo que representa uma promessa de pagamento em dinheiro com base em um ou mais contratos com lastros que tenham origem em relações comerciais relativas ao agronegócio. É emitido exclusivamente por produtores rurais, cooperativas ou outras pessoas jurídicas que exerçam atividades de comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos, insumos ou maquinário ligado à atividade agropecuária.